Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Texto: Ansiedade


ANSIEDADE - 1 Aflição, angústia, ânsia. 2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 3 Desejo ardente ou veemente. 4 Impaciência, insofrimento, sofreguidão.   
(Dicionário Michaelis)
Quem sofre desse “mal”?

Aparentemente boa parte da população mundial, especialmente, se levarmos em conta o título de uma das recentes obras de Augusto Cury: Ansiedade – Como enfrentar o mal do século.

No meu caso, acredito que convivo diariamente com a minha ansiedade, e tenho sentido piora crescente nos últimos tempos. Talvez isso seja resultado de uma vida cheia de desafios pessoais e profissionais, uma mente que não pára nunca, e a preocupação com os dias que ainda nem chegaram.

E daí em alguns momentos eu chego a me perguntar: Se ainda não aconteceu, qual o motivo para sofrer? Você nem sabe o resultado ainda! E, muitas vezes, o resultado bem melhor do a gente espera, mas ainda temos terrível mania se sempre pensar no pior. Então, acho que estava certa a pessoa que disse que “Quem sofre por ansiedade sofre duas vezes”. E como sofre!

Melhor seria cultivar a sapiência do que sofrer com tanta ansiedade. E aí, as palavras de Augusto Cury, no livro que citei acima, são realmente inspiradoras: “Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir caminhos, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da interiorização. Você é sábio? Viaja para dentro de si mesmo? A grande maioria de nós provavelmente conhece no máximo a antessala da própria personalidade”.


Confesso que ainda não consigo fazer o melhor, mas já tenho consciência que é preciso desacelerar e aproveitar o momento presente que, com certeza, não volta mais. O futuro é futuro, melhor pensar nele amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário