Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Networking: Comece já!

Quando se fala em networking, rede de contados ou rede de relacionamentos acredito que muitos logo pensam logo no lado profissional, em pessoas distribuindo seus cartões de visita e negócios, enfim, sendo realizados.
Não posso negar que apesar dos muitos conhecimentos, habilidades e esforço, o networking é, muitas vezes, um dos elementos essenciais para o sucesso profissional. Nesse sentido, Mário Persona afirma que a maioria das pessoas consegue emprego por indicação. Mesmo que não exista uma indicação direta de um amigo ou parente, seu currículo deve trazer referências que serão consultadas para verificar sua idoneidade, sua capacidade de trabalho e, o que é cada vez mais importante, sua habilidade para conquistar e manter bons relacionamentos.
No entanto, acredito que a necessidade de manter ativa uma boa rede de relacionamentos vai muito além dos contatos profissionais. Quantas vezes você já se viu, nas mais variadas situações, ligando para alguém que você conhece para resolver algo que foge da sua área de conhecimento ou pode se tornar mais fácil com uma “ajudinha”? Tenho certeza que mais de uma vez você, assim como eu, em um momento de necessidade já ligou para aquele seu amigo que entende tudo de informática, ou que trabalha na empresa de telefonia, na prefeitura, que é médico, advogado e por aí vai... É como sempre me dizia uma antiga chefe, a gente não precisa saber fazer tudo, basta ter o telefone de quem sabe.
Só chamo atenção para algo que acho super importante e que nem todos dão atenção: as redes de contato precisam ser cultivadas constantemente, afinal os relacionamentos não surgem da noite para o dia. É necessário e fundamental que haja a famosa relação “ganha-ganha”, o que é muito diferente do simples “interesse”, ou seja, se você apenas se lembrar das pessoas de sua rede nos momentos de dificuldade, você acabará se tornando chato e inconveniente.
E mais do que manter uma rede de contatos ativa, acredito que o melhor a fazer, é transformar essas relações de networking em verdadeiras amizades, sempre que for possível. Pois ao longo do tempo, acabamos por perceber que as pessoas que compõe nossa rede de contatos são, na verdade, nossos grandes aliados e que “em um mundo interligado por fios, a conexão mais importante continua sendo a humana” (Louis Burlamaqui).

Ah! E só para colocar um ponto final no texto, que poderia ter várias páginas, recomendo o livro “Nunca Almoce Sozinho”. O autor Keith Ferrazi faz um apanhado diferente e bem interessante sobre o tema. Vale à pena conferir!

Thina

2 comentários:

  1. Japinhaa de my heart!
    Cade vez melhor os textos hein!
    Concordo plenamente com vc! O problema é que as pessoas em alguns dos campos em que se precisa manter essas relações sempre inventam a desculpa da falta de tempo e da quantidade de outras preocupações que elas possuem. Em partes pode até ser verdade, o que torna a tarefa um pouco complicada, mas nada que seja impossivel com a quantidade de meios de comunicação hoje disponíveis.
    Deu o bolo em mim ontem mas eu te perdoo...foi por uma boa causa hahah
    Bjuu
    Juu

    ResponderExcluir
  2. Dona Creuza!
    Obrigada pelo elogio! Eu estou me esforçando... rs
    Realmente, parece que a desculpa do século é a falta de tempo. Poderiam até ter uma justificativa melhor. Achei super interessante você falar sobre isso, acredito que vem post sobre o tema... rsrs...
    Ah! Até parece que eu ia te abandonar né! Eu nem disse q ia... O problema é que eu estava mtooo ocupada! kkkkkk

    bjoks,
    Thina
    Blog Sala de Espera

    ResponderExcluir