Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mágoa

Vivemos constantemente em contato com outras pessoas, através de uma complexa rede de relacionamentos dos mais diversos tipos, afinal somos seres sociais. Nessa convivência nem tudo é simples, ou melhor, quase nada é simples, e os desentendimentos, em algum momento, acabam fazendo parte da vida de todos nós. Até aí tudo bem! Desentendimentos fazem parte da vida. O problema surge quando eles são capazes de nos causar tristeza, decepção, desilusão, amargura e, conseqüentemente mágoa.

A palavra mágoa, que tem origem no latim mácula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora freqüentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Todos nós já nos decepcionamos com alguém, ou já sofremos por algo ter acontecido exatamente ao contrário do que esperávamos, ou já choramos por sonhos desfeitos ou por relacionamentos acabados, ou já nos sentimos enganados e fartos de mentiras e, por aí vai... E, então, como resultado desses acontecimentos, sentimos aquela dorzinha que parece se acomodar bem em nosso coração, e por mais que o tempo passe, ela continua presente e, não raras as vezes, ela se mostra, deixando vir à tona todos os acontecimentos passados. É... Quando cultivamos o rancor ele acaba fazendo parte da nossa vida, ele deixa um gosto amargo, ele nos torna mais pessimistas, menos confiantes e mais infelizes.

Assim, nos perguntamos: será que tenho ou já tive alguma mágoa? A verdade, ainda que não admitamos, é que todos nós a temos ou algum dia já a tivemos. Uns em menor, outros em maior proporção. No entanto, é verdade que cada um nós têm uma maneira diferente de lidar com ela. Alguns já aprenderam a fechar a porta para as mágoas e não se permitem mais sofrer desse mal. Outros ainda buscam o caminho para deixarem as mágoas para traz...

Sinceramente, acredito que quando falamos de mágoa o mais importante é termos a consciência do quanto esse sentimento pode nos fazer mal. A mágoa, assim como todos os sentimentos ruins, só faz mal a nós mesmos. É como dizia Shakespeare, “Mágoa é tomar veneno e esperar que o outro morra”.

E, com sabedoria Chico Xavier nos ensina: “Ninguém há no planeta que não se aborreça quando recebe do outro o que não gostaria de receber. No entanto, não podemos esquecer que ninguém também pode afirmar que, com seu modo de falar, de ser e de agir, não cause aborrecimentos e mágoas a outras pessoas, ainda que involuntariamente. Desta forma, cabe a cada um de nós procurar resolver mal-entendidos, chateações e mágoas com os recursos disponíveis do diálogo, do entendimento, da desculpa e do perdão. Afinal, se outros nos magoam, de nossa parte também acabamos magoando a um e outro, algumas vezes. Assim pensando, podemos concluir ser uma grande perda de tempo e um sofrimento dispensável o armazenamento de sentimentos como a mágoa ou a raiva no coração. Há tanto a se realizar de bom e de útil a cada dia, e o tempo está tão apressado, que perde totalmente o sentido alimentarmos mágoa na alma, qualquer que seja a intensidade”.

Vamos deixar para traz aquilo que nos faz mal. A vida tem muita coisa boa para ser vivida! =)

“Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem... " Caio Fernando Abreu.

Beijão,

Thina

4 comentários:

  1. Primeiramente Parabens Pelo Blog, e em especial pelo texto .Acredito que quando se sente magoa precisamos mesmo ter a consciencia de que ela precisa ser passageira, e ter serenidade sufuciente para passarmos por isso.

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari!
    Obrigada pela visita e pelo carinho! Espero que continue nos dando o prazer da sua visita e que, também, dê suas sugestões. =)
    Como eu disse no texto, acredito que todos nós já tivemos esse sentimento alguma vez, é inevitável diante das circunstâncias da vida. Mas, realmente o segredo é termos a consciência do seu malefício e, ao mesmo tempo, concentrarmos nossos esforços para mandá-lo para bem longe.

    beijão,
    Thina
    Blog Sala de Espera

    ResponderExcluir
  3. na teoria tudo é lindo e fácil, mas só quem foi magoado de verdade, é quem sabe o quanto é dificil, e talvez impossivel, esquecer. masi facil é cuidar das suas ações para não provocar a magoa, porque tudo que a gente faz, um dia volta para agente. ass: marcelo sp

    ResponderExcluir
  4. Ei Marcelo!

    Realmente falar é muito mais fácil que fazer, ainda mais quando se trata de algo tão delicado. No entanto, apesar da dificuldade não acredito que seja impossível transformar a mágoa em experiência e aprendizado.
    Concordo com você em que vivemos sob a lei da ação e da reação e nunca devemos nos descuidarmos nas nossas ações. =)

    Abraços,
    Thina
    Blog Sala de Espera

    ResponderExcluir