Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa 2014: A história das bolas de futebol

Enfim a Copa do Mundo chegou! Depois de tanto "rebuliço" amanhã é a abertura e o primeiro jogo do Brasil. Nesse clima, acredito que seja bem legal conhecer um pouco sobre a evolução das bolas de futebol, das camisetas, etc. Essa semana vou tentar trazer um pouco disso pro blog. 

E pra abrir essa "série" vamos começar com as bolas de futebol.

No começo, eram duas por jogo. Uma para cada seleção. De couro e costuradas com cadarço. Hoje, é um produto testado em laboratórios, criado para ter aderência e estabilidade. 

Nesta Copa a bola chama-se brazuca, que significa brasileiro, e é a bola da adidas mais testada de todos os tempos. Em dois anos e meio, ela passou por mais de 600 jogadores e ex-jogadores de primeira classe, como Iker Casillas, Daniel Alves, Lionel Messi, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane, além de 30 equipes em dez países de três continentes. A brazuca também foi usada na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA deste ano, ainda que com um design diferente, e em um amistoso entre Suécia e Argentina em fevereiro.

As cores e o design da brazuca simbolizam as tradicionais fitinhas multicoloridas utilizadas no país quando os brasileiros querem que um desejo se realize, além de refletir a vibração e a diversão do futebol pentacampeão do mundo. Ela tem uma inovação estrutural, com uma simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, proporcionando melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado.


Tentei colocar o histórico mais detalhado aqui, mas não ficou legal (esteticamente falando). Então, segue o link de um site que achei muito divertido e que tem o design abaixo.

http://copadomundo.uol.com.br/infograficos/2014/01/10/conheca-as-bolas-utilizadas-em-copas-do-mundo.htm. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário