Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Onde vamos? Fábio Zanon, Paulo Jobim, Toquinho!

Ebaaa! O fim de semana está chegando... 

Melhor do que isso só os ótimos artistas que estarão em Uberlândia.

O primeiro deles é Fábio Zanon.

Fábio Zanon começou a estudar violão na sua cidade natal de Jundiaí sob orientação de seu pai e do professor Antonio Guedes. Graduou-se em música na Universidade de São Paulo (USP) em 1987, estudando com Edelton Goelden e Henrique Pinto. Em 1990, continuou seus estudos sob a orientação de Michel Lewin na Royal Academy of Music em Londres, onde obteve seu mestrado em música pela Universidade de Londres e participou da série de master-classes de Julian Bream.

Fábio Zanon foi vencedor do 30º concurso “Francisco Tárrega” e do 14º Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA). Em 1997 recebeu o Prêmio Moinho Santista e recebeu o título de Associate da Royal Academy of Music em Londres onde também atua como professor visitante.



E, dia 26 é dia de Paulo Jobim e Toquinho.

Paulo Hermanny Jobim é guitarrista, arranjador, produtor, flautista. Filho de Tom Jobim, Paulo conhece Milton Nascimento no Festival Internacional e mais tarde passa a integrar sua banda, participando das gravações e turnês dos discos Minas, Gerais e Clube da Esquina 2.
Entre os anos de 1984 a 1995 sai em turnê com a Banda Nova de Tom Jobim, com participações de Jacques Morelenbaum, Danilo Caymmi, Tião Neto, Paulo Braga e um quinteto de vozes femininas.

Fundou em seguida com Daniel Jobim, Jacques Morelenbaum e Paula Morelenbaum, o Quarteto Jobim Morelenbaum.

Participou também de discos de Tom ao lado de Astrud Gilberto, Elis Regina, João Gilberto e o lendário baterista Milton Banana. Atualmente é presidente do Instituto Antonio Carlos Jobim.


O apelido Toquinho foi dado por sua mãe e já aos quatorze anos. Toquinho começara a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves.

Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizando-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanha Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente.

Em 1970, compôs, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacaram-se canções como O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras.

Toquinho era muito amigo de Vinicius de Moraes por isso após a morte de Vinicius, Toquinho seguiu em carreira solo.

Recentemente a Lumiar Editora lançou um livro com suas cifras e partituras, idealizado e produzido por Bruno De La Rosa, dando sequência à coleção Songbook, criada pelo fundador e ex-presidente da Lumiar Discos & Editora, Almir Chediak.




Uberlândia Shopping - Praça de alimentação 
19h30 
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário