Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Você sabia? História dos esmaltes





Desde o Egito Antigo que as mulheres pintam suas unhas. Naquela época, os esmaltes eram bem mais rústicos e feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. Pior do que isso, a secagem era lenta e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade…



A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons mais fortes, pela nobreza.



A Cleópatra, rainha que não era tão bela assim,criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.



Outra rainha egípcia, Nefertite, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi.



Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha.



Ainda bem que esse costume não passou para o lado Ocidental… Pelo menos quando se pinta a unha por aqui, talvez a única batalha seja mesmo a da conquista!





Nenhum comentário:

Postar um comentário