Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Filme: Jogos Vorazes


Aproveitei o feriadão e fui conhecer o Cinemark aqui de Uberlândia. Apesar de não saber muitas informações a respeito do filme, a escolha da noite foi: Jogos Vorazes.

Procurando aqui na net a sinopse oficial para postar aqui, encontrei a crítica de Gary Ross, que, na minha opinião, é bem fiel ao filme. Então decidi transcrever alguns trechos para dar uma ideia geral do longa.

“Adaptado da obra literária de Suzanne Collins, “The Huger Games” – o primeiro de uma trilogia que continua com “Catching Fire” e termina com “Mockingjay”, já publicados no Brasil –, o filme ganhou os ares cinematográficos sob a competente direção de Gary Ross (“Seabiscuit”, 2003).

Mesmo deixando a desejar no quesito originalidade, a abordagem chama a atenção ao dar margem à crítica de uma sociedade que se autoconsome, em meio à manipulação de pessoas como forma de entretenimento.

Em uma perceptível referência a “1984”, clássica obra de George Orwell, a trama se constrói em uma sociedade futurista distópica, onde os EUA se esfacelaram e, no lugar dele, surgiu um país chamado Panem – que foi dividido em 12 Distritos, mais a capital.

Devido a uma rebelião frustrada, há 74 anos, que culminou no extermínio do 13º Distrito, a Capital (que mais parece o “país das maravilhas”), criou os “Jogos Vorazes”, uma espécie de versão high-tech dos jogos gladiatoriais romanos.

Cada Distrito tem que oferecer, ano após ano, dois tributos: um menino e uma menina, na faixa de 12 a 18 anos. No total, os 24 participantes são levados a uma arena megalomaníaca e têm de lutar até a morte – tudo controlado pelo governo e transmitido para o público em um reality show.

O vencedor, único sobrevivente, garante ao seu Distrito um bônus em suprimentos e regalias pelo próximo ano. A trama acompanha Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), adolescente de 16 anos que se oferece para lutar no lugar da irmã, sorteada pelo Distrito, ao lado do jovem Peeta Mellark (Josh Hutcherson)... Agora, ela aparece cercada por ótimos nomes, como Stanley Tucci, Wes Bentley, Woody Harrelson, Toby Jones, Elizabeth Banks e Donald Sutherland.

... Apesar do teor relativamente violento da história, o diretor Gary Ross opta por desviar-se elegantemente da barbárie, dando vislumbres dela, claro, mas extraindo das cenas o impacto gráfico que poderia torná-las fetichistas (obviamente, por conta da classificação indicativa).

O enredo dá brecha a uma discussão sobre a preocupação cada vez maior de uma geração jovem que cresce em meio à violência permitida e incentivada pela mídia, quando o governo de fato “obriga” seus jovens a serem violentos com o seu próximo”.



Ps. O youtube não está permitindo a incorporação do trailler, no entanto, vocês podem assisti-lo por lá.

Espero que gostem

beijão,
Thina

Nenhum comentário:

Postar um comentário