Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Beijar muiiiitooooo!


Beijo entre namorados, amigos, de mãe para filho, apaixonado, beijo de bom dia, beijo de boa noite, beijo de despedida, beijo de saudade... Beijos, beijos e mais beijos... São tantos, que até criaram o dia do beijo (como se fosse necessário uma data específica, mas, enfim...). Alguém, não se sabe quem, escolheu exatamente o dia 13 de abril, para celebrar essa forma de carinho.

Muitas teorias existem sobre a origem do beijo, mas nenhuma delas foi confirmada. Reza uma das “lendas” que a origem se deu na Itália, onde existia um tal de Enrique Porchelo. O tal "Dom Juan" beijava todas as mulheres da vila, inclusive as casadas. Assim, no dia 13 de abril de 1882, o padre local, instigado por essa história, ofereceu pagar um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam ainda sido beijadas pelo homem. Por coincidência, ou não, nenhuma mulher apareceu para receber o prêmio. O padre morreu e o dinheiro continua por lá, em algum lugar. História esquisita, não?! Mas, vai saber....

O beijo, no entanto, já foi mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações, além de estar relacionado com a reconciliação ou perdão. Também é famoso na religião o beijo como o qual Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. Já entre os persas, o beijo simbolizava a classe social. Pode parecer estranho, mas os homens pertencentes à mesma posição social se beijavam na boca. Na Idade Média, havia o beijo que simbolizava a caridade, e o que selava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos. Apenas a partir do Renascimento o beijo começou a existir da maneira como conhecemos hoje.

O primeiro beijo na boca registrado no cinema foi no filme “O Beijo” (The Kiss), de 1895, entre os atores May Irvin e John C. Rice. O primeiro beijo em novela na TV brasileira foi dado entre a atriz Vida Alves e o galã Walter Foster, em “Sua vida me pertence”, de 1951.

Já chega de história né! Vamos aos benefícios do beijo. Vou logo esclarecendo que beijar faz bem e não engorda! Ao contrário, ele ajuda a queimar as calorias, afinal, são 29 músculos em movimento. Além disso, o beijo ativa liberação de endorfinas no cérebro (que é uma substância relacionada à sensação de prazer) e pode ajudar a combater a depressão.

Se é assim, vamos aproveitar a “desculpa” de ser dia do beijo e beijar muuuuiiitoooooo as pessoas que amamos.

Thina

Ah! Quem quiser saber mais, pode acessar:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL21316-5598,00.html

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=22890

http://vlj.spaceblog.com.br/122219/13-de-abril-dia-do-beijo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário