Pessoal,
Apesar de admirar o trabalho de Hebert Vianna, ainda não conhecia esse álbum. Sei que estou um pouco atrasada, mas como diz o ditado "antes tarde do que nunca". As músicas ficaram maravilhosas! O post ficou um pouco extenso, pois encontrei a descrição de cada faixa na net e achei que seria legal compartilhar com vocês. Também devido ao tamanho decidi colocar apenas o vídeo de uma das músicas, mas sugiro que ouçam todas.
O
compositor reencontra suas canções
01 – Só Pra Te Mostrar
(Herbert Vianna)
Herbert Vianna compôs esta canção em 1992. Na
época, Lucy estava grávida do primeiro filho do casal, Luca. A jornalista
inglesa estava se sentindo insegura em relação à sua aparência devido ao estado
avançado da gravidez. Sensível, Herbert respondeu com esta música cujo verso
inicial sela o pacto de união e cumplicidade entre eles: “Não quero nada que
não venha de nós dois”. No mesmo ano, Daniela Mercury gravou a faixa dividindo
os vocais com Herbert. Em 1993, “Só Pra Te Mostrar” foi incluída na trilha sonora
da novela Renascer e se tornou um grande sucesso. A nova versão do autor com
violões, vocais de apoio e o simples, porém certeiro acompanhamento de Chico
Neves, deixa exposta toda a beleza da letra e melodia. Uma das melhores
composições de Herbert.
02 – Pense Bem
(Herbert Vianna)
Gravada em 1999 pela banda carioca de reggae
Negril. Herbert não apenas apadrinhou e produziu o grupo em seu primeiro
trabalho por uma grande gravadora como cedeu esta música para que eles a
gravassem. A letra fala de um relacionamento que corre perigo de acabar pela
desistência de uma das partes. Com um arranjo reggae, foi escolhida como o
primeiro single do Negril. A versão gravada por Herbert revela como a canção
era originalmente uma balada típica de sua obra.
03 – Junto Ao Mar
(Herbert Vianna)
Esta música foi feita especialmente para a
banda Penélope, que era empresariada por Lucy Vianna. O grupo de Salvador
gravou a canção em 2001 em seu segundo disco (“Buganvília”). Chegou a ser
cogitada para fazer parte do álbum “Longo Caminho” dos Paralamas, mas foi
deixada de lado. Herbert revisita esta sua delicada composição com um excelente
dedilhado de violão e um acompanhamento vocal feito por ele próprio.
04 – Eu Não Sei Nada De Você
(Herbert Vianna)
Canção gravada anteriormente por Herbert
Vianna em seu terceiro disco solo, “O Som do Sim” (2000). Na época, chamada
apenas de “Eu Não Sei Nada”, contou com a participação da cantora gaúcha
Luciana Pestana. (Nota: Herbert havia começado a produzir o segundo disco de
Luciana quando sofreu o acidente). Agora, o compositor apresenta uma versão
mais curta da música. Um sutil teclado ao fundo acompanha a faixa que sobe de
tom na última estrofe.
05 – A Lua Que Eu Te Dei
(Herbert Vianna)
Embalada pelo sucesso de “Se Eu Não Te Amasse
Tanto Assim”, Ivete Sangalo ganhou mais uma jóia de Herbert Vianna. “A Lua Que
Eu Te Dei” é uma bela canção escrita para Lucy e gravada pela cantora baiana em
2000 com direito a um solo de guitarra feito por Herbert. A simplicidade da
interpretação registrada em “Victoria” torna a música uma declaração ainda mais
emocionante revelando uma bela sequência de acordes, enquanto um sintetizador
minimoog completa o clima.
06 – Noites de Sol, Dias de Lua
(Herbert Vianna)
Com uma letra interessante e bem articulada,
esta música integrou o repertório do primeiro disco da atriz e cantora Kátia B
(esposa de João Barone), lançado em 2000. A nova versão de Herbert é um pouco
mais acelerada que a gravação com orquestra feita anteriormente por Kátia.
Novamente, a camada sonora preparada por Chico Neves aparece em alguns momentos
sem comprometer o arranjo acústico.
07 – Mulher Sem Nome
(Herbert Vianna)
Uma das faixas mais obscuras de “Victoria”.
Talvez a mais experimental. Foi cedida por Herbert ao músico mineiro Eduardo
Toledo que a gravou em 1996 com participação do líder dos Paralamas na
guitarra. É justo que composições que poderiam passar despercebidas até por fãs
ganhem uma nova chance de notoriedade. A batida diferente do violão, os versos
entrelaçados em rimas, o backing vocal “stoneano” e os efeitos sonoros
colaboram para um resultado interessante.
08 – Pra Terminar
(Herbert Vianna)
Mais uma ótima balada com a marca de Herbert
Vianna. Fala sobre o fim de um amor ainda não superado. O Biquíni Cavadão
gravou primeiro em 2000. No ano seguinte, a cantora Ana Carolina também
registrou sua interpretação da música. A versão gravada por Herbert é mais
suave e é baseada em um violão dedilhado. No meio da faixa há uma breve
intervenção com efeitos psicodélicos. Um conjunto sonoro semelhante surge na
parte final durante uma bonita vocalização.
09 – Penso Em Você
(Herbert Vianna)
Música inédita. Composta quando Herbert ainda
era adolescente e morava em Brasília. Na época, ele tinha aulas de violão com
um professor chamado Alcione, que era especialista em bossa nova. Herbert não
apenas aprendeu a tocar todos os clássicos desse estilo como tratou de escrever
sua própria canção bossa-novista. Cursando a 8ª série, Herbert inscreveu “Penso
em Você” em um festival da escola e conquistou o 3º lugar.
10 – Une Chanson Triste
(Herbert Vianna)
Herbert escreveu esta música quando soube da
morte de Renato Russo. A canção (cujo título traduzido do francês significa
“Uma Canção Triste”) é dedicada ao amigo e líder da Legião Urbana. Foi gravada
primeiramente pela cantora Daúde em 1997. Três anos mais tarde, Herbert decidiu
gravar a música em seu álbum “O Som do Sim”, dividindo os vocais com Daúde. A
versão solo em “Victoria” é baseada em um dedilhado semelhante ao da faixa
“Flores No Deserto”, do álbum “Longo Caminho” (2002), dos Paralamas. (Nota:
Herbert foi uma das poucas pessoas a quem Renato Russo confessou ser portador
do vírus HIV).
11 – Quando Você Não Está Aqui
(Herbert Vianna/ Paulo Sérgio Valle)
Esta canção foi composta em parceria com
Paulo Sérgio Valle com a intenção de ser entregue a Roberto Carlos, mas acabou
indo parar no disco “Maricotinha” de Maria Bethânia, lançado em 2001. É uma das
músicas mais calmas de “Victoria”.
12 – Canção Pra Quando Você Voltar
(Herbert Vianna/ Leoni)
Na véspera do acidente com o ultraleve, em
2001, Herbert entregou esta melodia para Leoni adicionar a letra. A música
deveria fazer parte do próximo disco dos Paralamas. Cerca de um mês depois,
enquanto Herbert ainda estava internado, Leoni teve a ideia de criar uma letra
falando simbolicamente de como as coisas eram cuidadas enquanto o amigo se recuperava
no hospital. Imaginando o ponto de vista de Herbert, a letra diz “alguém pra
olhar a casa e alguém que regue o meu jardim até quando eu chegar”. Foi gravada
em 2003 no ao vivo “Áudio-Retrato”, de Leoni, com participação de Herbert. Foi
um momento especial para os parceiros de longa data cantarem essa música
juntos, e a nova versão de Herbert é emocionante ao lembrarmos que o personagem
da música sobreviveu para cantar a canção.
13 – Vem Pra Mim
(Herbert Vianna)
Esta canção de Herbert foi gravada pelo RPM
no álbum ao vivo “MTV RPM 2002”. Entrou no repertório com uma das músicas
inéditas apresentadas pela banda. A versão de Herbert lançada agora tem uma
introdução de guitarra com duração de meio minuto até entrar o violão e alguns
efeitos. Diferentemente da gravação de Paulo Ricardo e companhia, Herbert optou
por declamar parte da letra. O refrão simples com melodia suave garante mais um
momento de leveza do compositor.
14 – Nada Por Mim
(Herbert Vianna/ Paula Toller)
Uma das composições mais aclamadas de Herbert
Vianna. Trata-se de uma parceria com Paula Toller, do Kid Abelha. O guitarrista
tinha em sua mente o refrão pronto, mas não conseguia desenvolver o restante da
música. Então, Paula o auxiliou e juntos criaram os demais versos. Foi gravada
primeiramente por Marina Lima, em 1985. No ano seguinte, o Kid Abelha incluiu
“Nada Por Mim” como a única faixa inédita de seu primeiro disco ao vivo. Nelson
Gonçalves e Ney Matogrosso também gravaram a canção. Também houve uma
inesquecível interpretação de Renato Russo acompanhado apenas por Herbert na
guitarra durante o especial de TV “Legião Urbana e Paralamas”. Finalmente,
chegou a vez de Herbert. Sua versão começa direto na letra acompanhada apenas
por um arranjo vocal. O violão entra no refrão. A segunda estrofe sobe um tom e
recebe o teclado de Chico Neves. A vocalização retorna no final completando a
beleza da melodia.
15 – Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
(Herbert Vianna/ Paulo Sérgio Valle)
Escrita em homenagem a Lucy, esta canção
(outra parceria com Paulo Sérgio Valle) foi gravada por Ivete Sangalo em 1999
por sugestão de Herbert, que achou que a cantora deveria emprestar sua voz a
uma balada. Ele estava certo. A música se tornou um dos maiores sucessos da baiana
tocando constantemente nas rádios e fez parte da trilha sonora da novela
Uga-Uga (2000). Posteriormente, Herbert fez uma versão em inglês jamais gravada
oficialmente, mas que ele mostra no documentário “Herbert De Perto” (2009). A
versão (em português) contida em “Victoria” começa com a melodia sendo
executada no violão. A interpretação de Herbert deixa transparecer todo o seu
amor dedicado à Lucy.
16 – Um Amor, Um Lugar
(Herbert Vianna)
Esta música se tornou conhecida através da
gravação de Fernanda Abreu, em 1997, com participação de Herbert nos vocais.
Dois anos depois, os Paralamas incluíram a música em seu “Acústico MTV”. Agora,
o compositor mostra sua versão pessoal do tema. O acompanhamento de Chico Neves
é eficiente mais uma vez. A canção termina com um trecho do clássico “Norwegian
Wood (This Bird Has Flown)”, dos Beatles.
17 – Só Sei Amar Assim
(Herbert Vianna)
A versão de Zizi Possi para “Meu Erro”, feita
em 1989, deixou Herbert Vianna de boca aberta diante da nova perspectiva que a
cantora deu à letra com sua interpretação. Em 1999, ela participou do “Acústico
MTV” dos Paralamas cantando em um novo arranjo da canção. Em 2002, Herbert
cedeu a inédita “Só Sei Amar Assim” à Zizi. Novamente, os versos do compositor
foram interpretados com sucesso pela cantora. A versão solo de Herbert é um
pouco mais rápida. Breves solos de violão compõem a faixa.
18 – Blues da Garantia
(Herbert Vianna)
Esta música foi gravada pelo tecladista
blueseiro Ari Borges, em 2001, e deu título ao seu álbum de estreia. Um blues
puro e característico com letra interessante escrita por Herbert (“...qualquer
garantia de que em algum lugar no mundo alguém vive sem agonia”) e passagens
marcantes do violão como o estilo pede. Trata-se da faixa mais curta de
“Victoria” com menos de 1 minuto e meio de duração.
19 – Sinto Muito
(Herbert Vianna)
Esta é a versão original de “Todas As
Coisas”, escrita por Herbert e gravada pela banda Nenhum De Nós em 1996, no
disco “Mundo Diablo”. Na época, além da mudança de título, a letra sofreu
algumas alterações feitas por Herbert e Thedy Correia, o líder do grupo gaúcho.
Agora, o Paralama recupera a canção a partir do momento em que foi criada.
20 – Derretendo Satélites
(Herbert Vianna/ Paula Toller)
Mais uma parceria de Herbert Vianna e Paula
Toller. A canção faz parte do primeiro álbum solo da cantora, lançado em 1998.
Foi também seu primeiro single individual. Herbert usa um sutil efeito na voz
em sua interpretação da música. Um breve, porém virtuoso solo de violão encerra
a faixa. E, assim, encerra-se o disco “Victoria”.
Curiosidade 1: Chico Neves produziu o álbum
“Hey Na Na” (1998), dos Paralamas, e a faixa “Um Truque”, do disco “O Som do
Sim” (2000) de Herbert Vianna. Outra colaboração do produtor com a banda foi na
programação de sequencer em “Tribunal de Bar”, faixa de “Os Grãos” (1991).
Curiosidade 2: A capa de “Victoria” é
assinada pelo artista plástico Barrão. Ele também é o responsável pela arte
gráfica dos dois primeiros discos solo de Herbert Vianna, “Ê Batumaré” (1992) e
“Santorini Blues” (1997). Além destes, o artista também criou a capa de “Hey Na
Na” (1998), dos Paralamas do Sucesso.
Fonte: Adailton Lacerda - Blog Faixa a Faixa
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