Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley)

Há alguns dias a morte de Steve Jobs, grande ícone do mundo da tecnologia, foi responsável por um "boom" de reportagens e especulações a respeito do fato. A própria Apple fez uma declaração especial: "A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído, e seu espírito viverá para sempre na fundação da Apple". Na oportunidade achei melhor não comentar, mas essa semana assisti um filme que tem tudo a ver com a vida de Jobs e, então, decidi compartilhar com vocês. É fato que há aqueles que amam e idolatram Steve Jobs, da mesma forma, que há aqueles que literalmente o odeiam, no entanto, acredito que vale à pena saber um pouco mais sobre a história desse grande visionário.

O filme não é recente (1999) e, segundo relatos, é um "docudrama" não autorizado feito para a TV, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro "Fogo no Vale: O Nascimento do Computador Pessoal", por Paul Freiberger e Michael Swaine, este filme documenta a ascensão do computador pessoal e a rivalidade entre Apple Computer (Apple II e o Apple Macintosh) e Microsoft (DOS, PC da IBM e Windows). O filme nos faz refletir sobre diversas questões, inclusive sobre ética.

Segue a sinopse:
Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução. Com Noah Wyle (de Plantão Médico) e Anthony Michael Hall (de O Clube dos Cinco).


É isso pessoal!
Ótima semana!

Thina

Nenhum comentário:

Postar um comentário