Pessoal,
Bom Dia!
Há bastante tempo não escrevo
sobre livros aqui no blog. Então essa manhã resolvi escrever sobre um livro
que, diferentemente dos outros que já indiquei, não é voltado ao lazer/hobby,
mas sim uma obra que tem sido utilizada por grandes empresas como estratégia de
negócio.
Lançado no Brasil em 2013, a
Revista Exame indicou o livro “Propósito”, de Joey Reiman, como um dos 8 livros
de leitura obrigatória para os executivos em 2014.
Após pesquisar grandes
ideias que serviram a humanidade ao longo da história, Reiman começou a
questionar se não haveria, também nas organizações, uma centelha original que
as tenha feito nascer e as mantém vivas. É nela que reside o porquê, o ethos da
empresa, o qual deve ser integrado a um propósito atual, ou à "Master
Idea".
Segundo o propósito da
empresa é o que engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas.
Assim, Reiman afirma que descobrir, articular e ativar a Master Idea libera a
força fundamental que a organização possui e que nenhum concorrente pode
reproduzir ou substituir.
A Master Idea, ou o
propósito da organização, pode impulsioná-la a atingir seu potencial máximo.
Oferece a oportunidade de provocar tanto o espírito de seu líder máximo como o
de seus funcionários, liberar a criatividade de todos e estimular sua
compaixão, ao mesmo tempo em que torna possíveis resultados excepcionais.
Desta forma, por meio de
histórias de propósitos e das melhores práticas de empresas direcionadas por um
propósito, como Procter & Gamble, McDonald’s, Newell Rubbermaid, Itaú e
muitas outras, poderá lhe ajudar a guiar, inspirar e transformar sua
organização.
Comentários sobre o livro:
“Na minha
carreira já vi vários modelos de marketing surgirem e morrerem. Este veio para
ficar”
Philip
Kotler
“Joey
Reiman criou um mapa inspirador para líderes que querem ser bem-sucedidos no
mundo dos negócios”
Sandy Douglas,
presidente da Coca-Cola América do Norte
“Um conceito poderoso
que inspira líderes do McDonald´s”
Neil Golden Chief Marketing Officer do McDonald´s dos Estados Unidos
“Reiman
escreveu um livro de negócios raro, bem elaborado e emocionalmente convincente
e realmente útil!”
Robert I.
Sutton, professor da Stanford University, e autor do bestseller, Bom chefe, mau
chefe
“Pessoalmente,
acredito que viver uma vida com propósito tem muito significado e é
recompensador. Isso se estende às práticas de negócios, como Joey demonstra em
Propósito. As companhias que engajam seus funcionários em um propósito
significativo podem alcançar níveis mais altos de inspiração e compromisso.”
Bob McDonald, CEO da
Procter & Gamble
“Propósito
é um dos livros sobre branding mais ricos em insights e provocativos desde o
começo do novo milênio! Joey Reiman, de maneira convincente, articula por que
as empresas têm de fazer com que suas marcas sejam direcionadas por um
propósito e tenham significado para a sociedade e os stakeholders. Este livro é
destinado a exercer impacto perene sobre a prática do marketing.”
Jagdish N. Sheth, professor emérito de marketing, da Emory University
Nenhum comentário:
Postar um comentário