Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Filme: Cine Holliúdy

Pessoal,

Quando cheguei em Fortaleza além da paisagem maravilhosa, outra coisa que não saía das “rodas de conversa” era esse filme. Aqui em Uberlândia ainda não tinha ouvido falar nessa produção nacional cearense e ainda não sei se chegará aos cinemas daqui, mas se tiverem oportunidade, assistam.


Segue uma crítica feita pelo Diário do Nordeste:

“A chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970, colocou em risco as salas de cinema da região. Mas um herói, chamado Francisgleydisson, resolveu lutar contra o domínio televisivo. Suas armas: criatividade e muito bom-humor.

Não sou de criticar o cinema brasileiro como um todo, mas defendo a todo custo os filmes nacionais regionalistas, principalmente quando a abordagem temática é o Nordeste. E Cine Holliúdy vem comprovar que o melhor do Brasil é, de fato, o regional e o popular. Infelizmente o nosso cinema ainda peca bastante no gênero comédia em termos de qualidade, mas já há produções tanto engraçadas quanto memoráveis – geralmente aquelas produzidas pela Globo Filmes. Mas, a Terra do Humor dá a sua contribuição com Cine Holliudy. E se tem tem cearense dirigindo, roteirizando uma história com os elementos de sua terra e com os seus comediantes atuando, não existe a possibilidade de não termos um filme refrescante para o gênero ô xente! A critério de informação, o longa de Halder Gomes é baseado no seu curta Cine Holiúdy – o Astista Contra o Caba do Mal (2004), detentor de mais de 40 prêmios.

Dentre os vários motivos que levam o espectador ao cinema para ver a comédia, o linguajar cearensês é sem dúvidas o que mais o atrai. Tanto é que está com legendas para que os não cearenses ou ‘não-tão-cearenses’ possam entender melhor algumas peculiaridades das falas que recheiam o filme de bons momentos. E o humor em Cine Holliúdy é inteiramente solto e funcional ao apresentar os seus personagens interioranos, alguns estereotipados, acompanhadas de algumas alfinetadas da política à religião. É a prova de que esteriotipando com cuidado, o resultado pode ser positivo. A produção ainda reforça a fé e a vontade que o homem nordestino tem para concretizar aquilo que almeja, diante de qualquer adversidade.

Cine Holliúdy não deixa de ser também um registro histórico de uma fase que marcou toda uma geração de admiradores do cinema e que despertou o interesse de tantos outros na sétima arte, como foi o caso de Halder Gomes. E mesmo tendo se passado cerca de quatro décadas desde o período retratado no filme, o tema não deixa de ser contemporâneo, pois o cinema ainda não chega a todas as localidades do interior nordestino – que espera ansioso pelas projeções de cinemas transeuntes ou mambembes.


Algumas edições na primeira metade do filme não são exatamente perfeitas, mas o espírito do filme fala mais do que qualquer falha que alguém busque e encontre. É uma daquelas comédias tão divertidas que nos intima a ver outra vez”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário