Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Você sabia? 20 curiosidades sobre a Broadway


1 - A temporada Broadway, em Nova York,  vai de abril a abril. Para candidatar-se a ser indicada ao Tony (o Oscar do teatro), a peça ou musical deve estrear até o final de abril de cada ano. Por isso, março e abril são os meses com maior número de estreias. Elas, no entanto, ocorrem o ano inteiro.

2 – É considerado um espetáculo Broadway aquele que se apresenta em um teatro com mais de 499 lugares, entre as ruas 41 e 54 e as avenidas 6 e 8 em Manhattan. Há exceções quanto à localização (o Lincoln Center, por exemplo), mas não quanto ao tamanho do teatro.

3 - Abaixo de 499 lugares, o teatro é considerado off-Broadway. Muitos musicais e peças começam off-Broadway e são promovidos à Broadway. O oposto também tem ocorrido. Avenue Q estreou na Broadway e agora está sendo montado off. E Rent começou off, passou para a Broadway e depois de três anos sem ser encenado o musical está em circuito off-Broadway.

4 - No ano de 2012, a Broadway bateu seu recorde de venda de ingressos: 12 milhões.

5 - Por temporada, a Broadway exibe cerca de 40 espetáculos.

6 – Antes da estreia oficial, é comum haver previews, uma série de pré-estreias, que podem durar até um mês. São apresentações para afinar luz, figurino, marcações, ver a reação da plateia… Vendem-se ingressos para essas previews, mas depois da estreia a versão oficial pode estar um pouco diferente.

7 – Antigamente os domingos eram os dark days dos musicais e peças de teatro. Ou seja, quando não há espetáculo. Hoje, os espetáculos variam mais. O mesmo está ocorrendo com as matinês. Já há shows com matinês de quarta ou quinta-feira a domingo. Os dias tradicionais de matinê, no entanto, continuam sendo quartas, sábados e domingos. Os espetáculos começam às 20h normalmente, 19h aos domingos, e 14h ou 15h nas matinês. A duração varia de duas a três horas, com intervalo.

8 – A maioria dos teatros dispõe de aparelhos de tradução simultânea, cujo aluguel custa cerca de US$ 10. Português, alemão, espanhol, japonês e francês são as línguas mais comuns.

9 – Celebridades são chamariz para reanimar temporadas de espetáculos que estão em cartaz há muito tempo. O próximo a aparecer será Corbin Bleu, do seriado High School Musical, que estará em Godspell.

10 – Zarkana é a primeira produção do Cirque du Soleil fixa na cidade. Mas somente no verão, de junho a setembro, no Radio City Music Hall, que tem 5,5 mil lugares.

11 – Chicago, The Lion King, Mamma Mia e Phantom of the Opera são os espetáculos mais consumidos pelo público internacional.

12 – Em todas as apresentações, o programa do musical ou peça é distribuído gratuitamente aos espectadores, que conferem a ficha técnica, matérias sobre a Broadway e lista de restaurantes e atrações.

13 – Há espetáculos que ficam apenas um dia ou uma semana em cartaz. O fracasso é cruel e veloz na Broadway.

14 – Os atores costumam parar na saída dos teatros para dar autógrafos e tirar fotos com os fãs. Já é praxe e todos o fazem. No caso de Ricky Martin, que faz Evita, foi montado um grande esquema de segurança, com grades, mas ele fica alguns minutos atendendo aos fãs.

15 – Americanos comem antes dos espetáculos. Ou seja, jantam às 18h. Brasileiros costumam jantar depois, mas é bom se certificar que o restaurante estará aberto e com a cozinha funcionando.

16 – A maioria dos teatros está bem perto um do outro e de estações de metrô. Quem se hospeda na região vai andando ao hotel. Os táxis são bem disputados.

17 – Uma opção são as bicicletas que puxam até duas pessoas. Mas o passeio sai caro se o hotel for muito longe. A região é uma das mais seguras dos Estados Unidos.

18 – Há revista de bolsas na entrada de alguns teatros, que também contam com chapelaria, para quem quer guardar casacos, sacolas e outros objetos.

19 – Se quer a opinião de um crítico sobre o espetáculo, compre as revistas Time Out e New York.


20 – Também há sites com a opinião de quem já assistiu. Busque na internet por “reviews”.

Um comentário:

  1. Essa deve ser uma das principais razões pelas quais quem conhece os USA, dizem que New York é diferente do resto dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir