Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Decoração: A cor de 2016

Ei Pessoal,

Tudo bem?


Pra quem não sabe, a Coral realiza todos os anos um evento para lançar as tendências de cores da marca para o ano seguinte. Em 2015 o evento aconteceu no mês de novembro, em São Paulo, e teve o nome de “Colour Future 2016”.

Assim, o estúdio de tendências da Tintas Coral, da AkzoNobel, apresentou o Ouro Monarca, como a cor de 2016. Ela é um tom de amarelo ocre e dourado, e pode ser associada aos beges, marrons e amarelos, além de tons suaves de azul.

De acordo com o site Casa Mix, a cor “traz a dualidade como tema principal e alia a tradição de uma cor que nos remete ao passado com a inovação de técnicas modernas e atuais. A cor pode ser facilmente utilizada em ambiente externos e internos, além de se adequar a vários estilos de decoração. Seguindo o conceito do equilíbrio, de olharmos para os dois lados, a paleta de 2016 é formada por 45 cores e traz cores amenas, agradáveis, mas também com uma faceta misteriosa e escura”.

Os opostos, inclusive, são vistos em todas as tendências da Colour Futures 2016: “Tradição e Futuro”, “Palavras e Imagens”, “Claro e Escuro” e “Estrutura e Liberdade”. 

Um charme!

Cor Ouro Monarca



Tradição e Futuro

A paleta de cores para esta tendência captura a sensação ensolarada do deserto do Arizona, vasto e amedrontador, mas ainda assim incrivelmente belo. Os ricos tons terrosos de sépia, ocre, terracota e argila criam uma paleta que é natural e forte – assim como a atmosfera que a inspirou.


Palavras e imagens

Esta tendência é traduzida pela utilização sutil de agrupamentos de cores, ao invés de uma única cor sozinha. A combinação de várias cores é essencial aqui, em nuances predominantemente suaves e tons pastéis (todas reforçadas pela cor do ano), enquanto o uso de materiais desgastados, sobrepostos e opacos dá maior sensação de profundidade.


Claro e Escuro

A arte do design de interiores está nos ensinando a maximizar o potencial de espaços subutilizados: seja um mezanino, um hall de entrada ou um canto sob a escada. De forma similar, as técnicas de decoração podem chamar nossa atenção para áreas ou acessórios antes relegados a segundo plano, enquanto a utilização de pinturas a óleo e com efeito de ilusão de ótica pode definir um novo espaço levando nosso olhar naquela direção.

Este efeito pode ser levado às últimas consequências através do uso sutil das cores: por exemplo, tons escuros e claros usados em conjunto podem dar a ilusão de profundidade tridimensional onde na realidade isso não existe. Com uma coleção extremamente sofisticada de cores, esta paleta segue três direções diferentes de nuances: cinza azulado, caqui e rosa neutro. Com quatro tons para escolher de cada uma delas – além do branco – diferentes intensidades da mesma nuance podem ser combinadas para um efeito tonal ou diferentes nuances com uma mesma intensidade para um visual mais variado, porém harmônico.


Estrutura e Liberdade

No que diz respeito à paleta de cores, podemos ver as nuances tradicionalmente femininas, como ameixa, rosa pó e creme, combinadas com tons masculinos, como caqui, cinza ardósia e verde-azulado; mas elas também combinam e se complementam maravilhosamente quando usadas em conjunto. O visual aqui é clássico, discreto e assertivo. Tons ricos de madeira escura, assim como móveis ou acessórios de valor, sublinham a importância desta paleta sem meios termos. Igualmente poderosa numa porta de entrada ou nas paredes de um bar, restaurante ou residência, esta é a tendência para pessoas orgulhosas de si mesmas – e que querem que seu entorno tenha um estilo que combine. Aqui as combinações de cores devem ser simples, em tom sobre tom, abraçando a qualidade atmosférica de uma única cor ou a parceria perfeita de nuances similares.


Se você quiser saber mais detalhes, é só acessar o site da Colour Future.

Nenhum comentário:

Postar um comentário