Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Você Sabia? A tradição dos aneis de formatura

Já estamos em Julho e começam as formaturas de faculdade.

São várias festas para irmos: colação, missa, baile e coquetéis... Haja ânimo!
Mas para quem está formando, é tudo festa e o cansaço nunca é problema.


Pesquisando na Internet, achei um artigo bem legal a respeito da tradição dos anéis de formatura.



Para compreendermos a sua importância e significado é preciso conhecer um pouco das histórias e curiosidades que envolvem o anel.

Desde a antiguidade até os tempos atuais, os anéis sempre tiveram um papel muito importante na vida do homem, como símbolo representativo de poder, honra e crenças...

Inicialmente, o anel foi importado do povo Hindu pelos gregos e romanos. De acordo com a cultura desses povos, a aliança de casamento, deveria ser usada no dedo esquerdo da mão esquerda, pois nesse local, passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração.

Ainda na Grécia e Roma, os anéis eram ofertados como símbolo de honra e louvor por serviços prestados. Na antiguidade, os anéis serviam como amuleto para afastar o mal; os anéis também eram utilizados como elemento curativo e de proteção.

Trazido para os dias atuais, na formatura, o anel é símbolo representativo de transição, vitória de uma etapa superada e alcançada, consagração e realização de um sonho.


De acordo com os orientais, o anel de formatura deve ser utilizado pelo formando no dedo anular para atrair energia positiva, garantindo assim, reconhecimento profissional e prestígio. A cultura oriental também explica que o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional.
Os emblemas e as cores dos anéis de formatura são definidos de acordo com os critérios de cada curso, mas de forma genérica ele é formado pelo ouro, o símbolo do curso nas laterais e uma pedra referente ao mesmo no centro.

Espero que tenham achado interessante.


Boas festanças!

Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário