Oi pessoal!!!
Chega mais uma sexta feira... e como vocês já sabem, é dia da nossa de dica de fim de semana... para aqueles que costumam aproveitar para estar em contato com a natureza, e, mesmo para os que não tem este costume, mas querem mudar um pouco a rotina, a indicação é uma visita a alguma das cachoeiras que se encontram próximas da zona urbana de nossa cidade.
Cachoeira do Córrego Mogi:
O córrego Mogi nasce numa mata localizada entre os bairros Granada e Jardim Karaíba em Uberlândia. Antes de encontrar com o córrego Lagoinha, suas águas formam esta bela cachoeira localizada dentro do perímetro urbano. O acesso a cachoeira é feito pela Alameda Marília de Dirceu - Jardim Karaíba
Esta cachoeira também localizada dentro do perímetro urbano de nossa cidade, é formada pelas águas do córrego Lagoinha. É uma pena que o córrego no local da cachoeira esteja poluido. O acesso é feito pela Av. Antônio F. Lisboa - Jardim Karaíba.
Recanto dos Namorados:
A Cachoeira Recanto dos Namorados fica próxima a Cachoeira de Sucupira. Ao chegar na Cachoeira de Sucupira, desça a margem esquerda do Rio Uberabinha por aproximadamente 1 Km. O córrego que forma a cachoeira, logo após a queda, desagua no Rio Uberabinha.
Marimbondo:
O Córrego Marimbondo, antes de correr rumo ao Rio Araguari, nos brinda com esta fascinante queda d`água! Para quem desejar conhecê-la, basta se dirigir até o bairro Ipanema. No final da Rua Aeronaulta, pegue a estrada de chão e desça direto até a ponte sobre o córrego. Ao chegar na ponte, basta olhar a sua esquerda e verá que as águas desse córrego simplesmente despencam no abismo. Para se chegar a parte baixa da cachoeira, basta descer alguns metros pela margem direita do córrego e entrar na trilha de acesso.
O Rio Bom Jardim além de ceder suas águas para o abastecimento de Uberlândia, também nos presenteia com esta fascinante cachoeira antes de desaguar no Rio Uberabinha! Um acesso prático é a partir do Anel Viário Sul. Chegando ao Campus da Unitri, pegue o Anel Viário Sul e siga sentido BR 050. Antes de chegar a essa rodovia, mais ou menos na altura do bairro Campo Alegre, e a direita, começa uma estrada de chão que segue para a Ponte de Arame. Após atravessar essa ponte, haverá uma subida, e mais a frente um campo de futebol do lado esquerdo. O ínicio da trilha de acesso tem um mata-burro e está do lado direito, mais ou menos uns 100 metros a frente do Campo de Futebol. Então, pegue a trilha desse mata-burro e desça. Mais a frente haverá uma curva a esquerda e depois uma para a direita. Já no final do retão haverá uma porteira a esquerda, de onde já se pode ouvir o barulho da cachoeira. Basta transpor a porteira e seguir pelo trinheiro até o local da queda.
As descrições das cachoeiras e as fotos são de autoria de Marco P. P. Oliveira
Ótimo fim de semana!!!
Thays