Não importa se você vai elogiar ou dar sugestões, mas não saia dessa Sala sem deixar seu comentário!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Trilha sonora do dia: Ed Sheeran

Incrível como encontramos coisas maravilhosas no Youtube. Estava assistindo à um vídeo da Taylor Swift, quando o violonista me chamou atenção. Então lá fui eu descobrir mais sobre ele. Apesar de já ser conhecido mundialmente eu ainda não conhecia o trabalho de Ed Sheeran. A primeira música que escolhi para ouvir foi "One". Pontro! Não precisou de mais nada. "Paixão musical à primeira ouvida"... rs. Espero que gostem!


Edward Christopher (Ed Sheeran), nasceu em 1991 em Hebden Bridge. É cantor e compositor, e em 2008 se mudou para Londres a fim de seguir sua carreira musical.  Sheeran se tornou conhecido em 2012, quando apareceu tocando ao lado de Taylor Swift e por escrever algumas canções para a banda One Direction. Sua canção "The a Team" foi nomeada como canção do ano no Grammy Awards 2013, ocasião em que fez um dueto com Elton John durante a cerimônia (Fonte: Wikipedia).

Aqui estão os links para: a Biografia e outras informações.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Filmes: Drácula e O Apocalipse

 Drácula - A História Nunca Contada

O filme lançado no dia 23 de outubro e não recomendado para crianças menores de 14 anos, teve orçamento de US$ 100 milhões. A trilha sonora oficial é da cantora Ella Maria Lani Yelich-O’Connor, também conhecida como Lorde. No elenco estão Luke Evans (O Hobbit: A Desolação de Smaug), Sarah Gadon (O Homem Duplicado), Dominic Cooper (Capitão América: O Primeiro Vingador) e Charlie Cox (Stardust: O Mistério da Estrela).

Na sinopse oficial, o filme é descrito como um épico de ação e aventura que mostrará as origens de Vlad e como ele se tornou o Drácula. Nele, Drácula tentará proteger a si mesmo e a sua família da ira um sultão, fazendo um pacto que pode comprometer sua alma por toda a eternidade.

A crítica a respeito do filme parece estar dividida. Então, selecionei duas críticas para vocês, uma do Estadão e outra do site Plano Crítico





O filme é baseado na série de livros “Left Behind” (Deixados para Trás), que possui 12 best-sellers escritos por Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.

No elenco estão Nicolas Cage, Chad Michael Murray, Cassi Thomson, Lea Thompson, Nicky Whelan, Quinton Aaron, Jordin Sparks, Laura Cayouette e Martin Klebba. A produção executive fica por conta de Jason Hewitt, J. David Williams e R. Bryan Wright

Sinopse oficial:

Conforme uma profecia bíblica, milhões de pessoas desaparecem misteriosamente e o mundo é tomado pelo caos. Um pequeno grupo de sobreviventes tenta seguir em frente em meio ao cenário desolador.

Os críticos também não ficaram muito satisfeitos com esse filme. Tem uma crítica no site Cinema com Rapadura e outra do site Adoro Cinema.

domingo, 26 de outubro de 2014

Texto: Sobre as eleições 2014


Em um país em que vigora a democracia e a liberdade de expressão, já era esperado o descontentamento de uns em detrimento dos outros, já que os candidatos à presidência, ao menos teoricamente, defendiam ideias opostas.

Particularmente não sou a favor do governo eleito, pelos mais diversos motivos. No entanto, acredito não que não cabe discuti-los aqui. De outro modo tenho plena convicção de que não existem (infelizmente) governos totalmente íntegros. Talvez isso seja fruto, inclusive, da forma como os brasileiros, em geral, lidam com as coisas, sempre procurando dar o famoso “jeitinho brasileiro”.

Apesar de tudo isso, o que eu sinceramente não concordo e não gosto de ver nas redes sociais e nos sites em geral antes e depois do resultado, é a enxurrada de comentários negativos, que julgam, culpam, acusam pessoas e localidades pelo desfecho presidencial.


Temos convicções diferentes e não estou comemorando o resultado, mas independentemente disso somos uma nação e é nosso dever cuidar do nosso país e nos manter unidos para enfrentar as adversidades que estão por vir e que, com certeza, serão muitas. 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Onde vamos? Dia Internacional da Animação



“O Dia Internacional da Animação, que está em sua 11ª edição, será comemorado no Brasil com várias sessões gratuitas em mais de 230 cidades do Brasil. Serão exibidos curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais.

O evento foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul.

Desde 2007 o evento acontece em Uberlândia, com o apoio local da Associação Animare e do F7 Filmes. Em 2014, acontecerá no MUnA – Museu Universitário de Arte, que fica na Rua Cel. Manoel Alves, 309, Fundinho.

No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro, será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia: http://www.abca.org.br/dia/mostra-ambiental-2014/. Quatro curtas dirigidos pelo uberlandense Marcelo Branco foram selecionados para a Sessão Ambiental. São filmes produzidos por crianças nas Oficinas F7 Filmes de Animação: “Êta, Bicho Homem…”, produzido em 2013 no Programa Animare e ainda “Arve”, “Cadê?” e “Feito Borboleta”, produzidos em parceria com o EMCANTAR e o Instituto Algar há 10 anos”.

Essas informações foram retiradas do site Página Cultural. Lá você também pode encontrar mais informações.









quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Já que sonhar (ainda) é grátis: Flores!


Flores lembram romance, ou não? São tantas espécies e tantas cores que é impossível não admirar tanta beleza. É verdade que já ouvi muita gente dizer por aí que não tem o menor apreço por elas, mas ainda assim continuo as admirando. 

Então, no site O Meu Jardim, encontrei uma seleção com as flores mais caras do mundo, e que segue abaixo. São lindas não são? Se algum namorado estiver sem inspiração para presentear a namorada, aí vão algumas dicas... rs.

5. FLOR DE AÇAFRÃO (SAFFRON CROCUS)

Flor de açafrão (Saffron Crocus)

A flor de açafrão (Saffron Crocus) não é propriamente uma flor rara ou dispendiosa, pois o seu bouquet poderá custar tanto como um bouquet de rosas. Contudo, o que diferencia esta flor das demais é o fato dos seus estames (órgãos masculinos das plantas que produzem flores) serem cultivados para fazer o açafrão, a especiaria mais cara do mundo. A produção de um quilograma de açafrão exige a plantação de aproximadamente 150.000 flores e custa cerca de 725 euros / 1.640 reais.

4. ORQUÍDEA DOURADA DE KINABALU

Orquídea Dourada de Kinabalu

A Orquídea Dourada de Kinabalu é uma espécie de orquídea em vias de extinção que só pode ser encontrada numa pequena área cercada do Parque Nacional de Kinabalu, na ilha de Bornéu, na Malásia. Esta flor é extremamente rara e é por isso que custa aproximadamente 3.620 euros/8.176 reais. Este tipo de orquídeas podem demorar 15 anos a florescer e as suas folhas são de uma beleza extraordinária. É de realçar que as suas pétalas são verdes e têm manchas vermelhas, ao passo que o seu caule poderá conter até seis flores na horizontal.

A Orquídea Dourada de Kinabalu prospera em locais húmidos ou com muita água e floresce na estação da primavera, nomeadamente no início do mês de março ou de abril para quem se encontra no Hemisfério Norte, ou setembro e outubro para quem está no Hemisfério Sul.

3. AS FLORES QUE FAZEM PARTE DO BOUQUET DE CASAMENTO MAIS CARO DO MUNDO


bouquet de casamento mais caro do mundo está em exibição no 6º piso do edifício Plaza Ruby, em Hanói, no Vietname e custa cerca de 97.072 euros / 219.250 reais. Ele é composto por orquídeas brancas, lírios brancos, damas-da-noite e a raiz de um ficus com mais de 100 anos de idade. No entanto, o seu valor astronómico não se deve apenas às flores que o constituem, mas também às 90 pedras preciosas, aos 9 diamantes e ao rubi de 21,6 quilates em forma de estrela que incorpora. Este é o bouquet de casamento que todas as noivas gostariam de manter para sempre, não só pela beleza das suas flores mas, principalmente, pelo valor dos seus extras.

2. ORQUÍDEA SHENZHEN NONGKE

Orquídea Shenzhen Nongke

A Orquídea Shenzhen Nongke é uma flor que foi produzida pelo grupo chinês Shenzhen Nongke e surgiu como fruto de 8 anos de pesquisas e de investigações na área das ciências agrícolas. No ano de 2005, esta flor foi vendida num leilão a um comprador anónimo pela módica quantia de 193.150 euros / 436.255 reais. Trata-se da flor mais cara de sempre a ser produzida pelo homem.

1. FLOR KADUPUL

Flor Kadupul 
A Flor Kadupul figura como a flor mais cara do mundo, apesar de nunca ter sido vendida por valores superiores às outras aqui apresentadas. Isto acontece porque o seu preço é simplesmente incalculável. Esta flor é tão rara e tão frágil que vive apenas algumas horas e depois morre. Ela é oriunda do Sri Lanka, floresce por volta da meia-noite e morre durante a madrugada. Devido à sua extensão de vida incrivelmente curta, a flor Kadupul adquiriu um estatuto mítico e especial, sendo por isso uma das flores mais desejáveis e valiosas em todo o mundo.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Filme: O Juiz e A Lenda de Oz


"O Juiz" foi produzido por Susan Downey, David Dobkin e David Gambino, tendo Herbert W. Gains, Robert Downey Jr. e Bruce Berman como produtores-executivos. O roteiro é de Nick Schenk e Bill Dubuque, baseado em uma história de Dobkin & Schenk. No elenco estão Robert Downey Jr., Robert Duvall, Leighton Meester, Billy Bob Thornton e Vera Farmiga.

Sinopse oficial:

Um advogado de muito sucesso, Hank Palmer (Robert Downey Jr.), volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe. No local, acaba descobrindo que seu pai é apontado pela polícia como um dos suspeitos pelo assassinato da mulher. Ele, então, decide defender o pai, que foi ausente na sua criação, no tribunal.

A crítica está no site Plano Crítico.





“A Lenda de Oz” tem direção de Dan St. Pierre, Will Finn e roteiro de Adam Balsam, Barry Glasser, baseados na obra de Roger S. Baum. O filme será exibido nas versões 2D e 3D. Na dublagem em português, o ator Rodrigo Lombardi dá vida ao personagem Bufão e Manu Gavassi empresta a voz à Dorothy.

Sinopse oficial:

A garota Dorothy é levada de volta ao mundo mágico de Oz, onde reencontra os velhos amigos Homem de Lata, Espantalho e Leão. Entretanto, logo ela descobre que todos os habitantes do reino estão correndo sério risco graças aos atos do malvado Jester. Continuação da história exibida em O Mágico de Oz (1939).

No site Resenhando está a crítica.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Texto: A arte de ser professor

Em homenagem ao dia do professor, compartilho com vocês um texto maravilhoso de Gildênia Moura:

“Quando um amigo pediu para que eu escrevesse algo sobre “A Arte de Ser Professor”, visto que para ele eu sou uma professora brilhante (ele é um leitor de Augusto Cury), fiquei pensativa... Será que realmente sou uma boa professora? Será que eu sou uma professora brilhante? Interrogações que nos fazem pensar. E quando ele disse o título “A Arte de Ser Professor”, lembrei-me de Ovídio com a obra "A Arte de Amar", pois para mim, educar é um ato de amor.  Então, a arte de ser professor é ter a arte de amar o que faz, amar sua profissão, amar seus alunos, amar as vitórias e as derrotas também, pois com esta última também aprendemos. E como as derrota nos ensinam! Elas são estímulos para continuarmos na concretização de nossos sonhos, elas são mais um motivo para chegarmos ao final da competição e dizer para si mesmo: “Eu não sou um derrotado, pois não desisti.”

O tratado de Ovídio é sobre a sedução e o jogo amoroso. E a arte de ser professor? Também é um tratado de sedução e de jogo amoroso? Creio que sim, pois o professor seduz o aluno ao jogo amoroso do conhecimento. Como é maravilhoso ter amor aos estudos, a um novo mundo!

Então, o que é ser professor? Posso dizer que feliz é aquele que passa aos outros o que sabe e que nessa semiose também aprende, como diz Guimarães Rosa: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. Esta é uma grande máxima, pois nessa troca de conhecimentos sempre aprendemos algo com o outro. E posso dizer com franqueza, aprendemos muito com nossos alunos, temos na sala de aula um grande potencial humano que pode transformar nosso país em uma grande nação. Como disse Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. E eu acrescento: Um país se faz com seres humanos livres, honestos, dignos, éticos e educados porque todos eles tiveram mestres dedicados, e estes foram respeitados por seus governantes.

E o que é a Arte? Por que a Arte de Ensinar?

Podemos nos basear nas ideias de dois grandes filósofos gregos: Aristóteles e Platão consideram Arte imitação da vida, mas para Platão significa copiar e para Aristóteles a arte imita a vida nas suas virtualidades criadoras, a Arte cria (mimese). Então, a arte tanto cria como também imita. E a Arte de Ensinar seria criação e imitação da vida no qual os professores são atores no palco da sala de aula com o objetivo no qual os alunos possam tirar do processo ensino-aprendizagem lições de amor, conhecimento, respeito, cidadania e ética para que eles possam colocar em prática por toda a vida deles, a Arte sai da sala para o mundo.

Poetizando, digo que ser professor é importar-se com o aluno como um ser humano e não apenas em mais um na lista de frequência; é olhar para eles e pronunciar o nome deles e não o número de matrícula; é perceber o aluno numa dimensão de um agricultor que cultiva uma planta muito rara, que está precisa de cuidado, atenção e amor para que possa ser transformada em uma bela árvore e desta brote excelentes frutos. Creio que o professor conseguirá ver bons frutos se ele amar o que faz, se ele cuidar da planta com amor, mas não esquecendo para que o mestre dê amor é necessário que ele receba também amor. E o amor de qualquer profissional é ser respeitado pelo trabalho que cumpre. O mundo só viverá em harmonia se tiver amor e respeito ao próximo.

Então, a arte de ensinar é o professor amar o trabalho pelo qual fez opção e ser respeitado pelos alunos e órgãos institucionais como profissional. Pois, como diria Orígenes Lessa, todos nós precisamos ter "O Feijão e o Sonho" em nossas vidas”.

Profa. Gildênia Moura – Site Recanto das Letras

Texto: Eu mimo, você mima!


MIMO - sm (lat mimu) 1 Presente delicado. 2 Gesto ou expressão carinhosa com que se trata alguém. 3 Coisa encantadora pela beleza e harmonia das formas. 4 Delicadeza, distinção, primor. (Michaelis)

E quem não gosta de um mimo? Só pela descrição do dicionário já dá pra dizer que um mimo é bom e faz bem!

Pode parecer clichê ou romântico demais, no entanto, se sentir lembrado é bom demais, não é? De repente, quando a gente menos espera, alguém aparece com um mimo que muda o nosso dia, a nossa expressão, os nossos pensamentos... Nos arranca um sorriso e, quem sabe, nos faz suspirar alto.

Ah! Definitivamente um mimo não tem nenhuma relação com valor financeiro. Enquanto tanta gente pensa que o que importa é o quanto custa cada coisa, acredito que delicadeza e carinho não são expressos em cifrões.

Uma carta, um e-mail, uma mensagem no whats, um recado no face, um telefonema, um sms, um cartão, uma flor roubada no vizinho, um chocolate, um esmalte, uma caneta, um bloco de anotações, pode fazer mais sentido e ser mais emocionante que um presente "caro", embrulhado com um papel dourado e fita vermelha. Então, tem como exemplificar mimo? Acho que não! Afinal, quando queremos muito “mimar” alguém, sabemos exatamente o que fazer e, com certeza, é algo bem particular e regado com carinho.

Sou defensora dos mimos do dia-dia, pois fazer alguém feliz não custa nada e significa muito.


Thina

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Você sabia? Ebola


Ei Pessoal,

Tudo bem?

Quem viu as notícias nos últimos dias, sabe que há uma grande preocupação com a propagação do vírus Ebola. Muitas pessoas já morreram na Europa e, conforme as últimas notícias, o vírus parece ter chegado nos EUA. No Brasil, uma pessoa está isolada até que haja a confirmação ou não da doença.

Nesses casos, a informação é extremamente importante para que saibamos exatamente como agir.

Então, abaixo estão algumas informações retiradas do site do Dr. Drauzio Varella. No domingo ele também deu uma entrevista para o Fantástico sobre uma possível epidemia no Brasil.

O que é?

Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o nome dos locais onde foram identificados: Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último não foi identificado em humanos.

A doença é classificada como uma zoonose. Embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes e porcos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorra por meio do sangue e de fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes.

Daí em diante, o vírus ebola pode ser transmitido pelo contato direto entre as pessoas, pelo uso compartilhado de seringas e, por incrível que pareça, até depois da morte do hospedeiro. Ou ainda, caso o paciente tenha sobrevivido, o vírus ebola pode persistir ativo em seu sêmen durante semanas. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que compromete o sistema de defesa do organismo.

Surtos de ebola atingiram países da África em 1995, 2000, 2007, mas foram controlados. O surto de 2014 atinge Guiné, Serra Leoa e Libéria e já há casos confirmados na Nigéria. A OMS determinou estado de “emergência sanitária mundial” com o objetivo de conter o vírus e barrar surto de ebola, o maior de que se tem conhecimento até agora.

Sintomas

Febre, dor de cabeça muito forte, fraqueza muscular, dor de garganta e nas articulações, calafrios são os primeiros sinais da doença que aparecem de forma abrupta depois de cinco a dez dias do início da infecção pelo vírus ebola. Com o agravamento do quadro, outros sintomas aparecem: náuseas, vômitos e diarreia (com sangue), garganta inflamada, erupção cutânea, olhos vermelhos, tosse, dor no peito e no estômago, insuficiência renal e hepática, hemorragia interna, sangramento pelos olhos, ouvidos, nariz e reto.

O período de incubação dura de 2 a 21 dias. Os sinais e sintomas variam de um paciente para outro.

Diagnóstico

Uma das dificuldades para estabelecer o diagnóstico precoce da doença provocada pelo vírus ebola é que, no início, os sintomas podem ser confundidos com os de enfermidades como gripe, dengue hemorrágica, febre tifoide e malária. O levantamento da história do paciente, se esteve exposto a situações de risco e o resultado de testes sorológicos (Elisa IgM, PCR) e o isolamento viral são fundamentais para determinar a causa e o agente da infecção.

Diante da possibilidade de uma pessoa ter entrado em contato com o vírus ebola, ela deve ser isolada e os serviços de saúde notificados.

Tratamento

Não existe tratamento específico para combater o vírus ebola, que infecta adultos e crianças sem distinção. Não existe também uma vacina contra a doença, mas já foi testada uma fórmula em macacos, morcegos e porcos-espinhos que mostrou resultados positivos nesses animais.

O único recurso terapêutico contra a infecção causada pelo ebola é oferecer medidas de suporte, como reposição de fluidos e eletrólitos, hidratação, controle da pressão arterial e dos níveis de oxigenação do sangue, além do tratamento das complicações infecciosas que possam surgir.

Recomendações

As seguintes medidas são fundamentais para evitar o contato com o vírus ebola, como forma de prevenir a infecção e evitar a disseminação da doença:

Lave as mãos com frequência com água e sabão. Se não for possível, esfregue-as com álcool gel;

Procure não frequentar lugares que facilitem a exposição ao vírus ebola;

Evite contato com pessoas infectadas. Quanto mais avançada a doença, maior a concentração de vírus e mais fácil o contágio;

Use vestimentas de proteção, como macacões e botas de borracha, aventais, luvas e máscaras descartáveis e protetores oculares, sempre que tiver de lidar com os pacientes. Sob nenhum pretexto reutilize agulhas e seringas. Instrumentos médicos metálicos que serão reaproveitados devem ser esterilizados;

Só coma alimentos de procedência conhecida;

Lembre que o corpo dos doentes continua oferecendo risco de contágio mesmo depois da morte.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Filmes: Festa no Céu e O Protetor


Festa no Céu

Lançado, no Brasil, nesta semana, Festa no Céu tem no elenco Diego Luna, Channing Tatum e Zoe Saldana. A trilha sonora do filme será lançada em 21 de outubro.

A sinopse oficial diz o seguinte:

"O jovem Manolo tem dúvidas entre cumprir as expectativas impostas por sua família de toureiros ou seguir a vontade de seu coração - que leva à música. Tentando se decidir, ele embarca em uma viagem por três diferentes mundos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Eternizados. Ele encontra figuras marcantes e conta com o apoio do amigo Joaquin e da amada Maria".

Aqui no site Omelete, você pode ler a crítica mais detalhada.



O Protetor

Baseado na série The Equalizer, exibida pela CBS entre 1985 e 1989, O Protetor gerou muitas especulações e expectativas, especialmente por contar com a atuação de Denzel Washington somada à direção de Antoine Fuqua. No elenco, além dele estão Marton Csokas, Chloë Grace Moretz, David Harbour, Com Bill Pullman e Melissa Leo.

Sinopse oficial:

“Em “O Protetor”, Denzel Washington interpreta McCall, um ex-oficial das forças especiais que simulou sua morte para viver uma vida tranquila em Boston. Quando ele sai de sua aposentadoria auto-imposta para resgatar uma jovem, Teri (Chloë Grace Moretz), ele se encontra frente a frente com gangsters russos ultra-violentos. Enquanto ele pratica atos de vingança contra todos os que agem brutalmente sobre pessoas indefesas, seu desejo de justiça se reacende. Se alguém tem um problema, está com todas as chances empilhadas contra si, e sem ter para onde correr; McCall vai ajudar. Ele é O Protetor”.

A crítica escolhida foi a do site Cineclik.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Trilha sonora do dia: Pentatonix (Beyoncé, Frozen, Maroon 5)

Sinceramente esse é daqueles grupos que a gente ouve e diz: “tô chocado(a)!”.

Enquanto tantos artistas “mais ou menos” fazem sucesso por aí, às vezes, bons e grandes artistas demoram muito tempo para se tornarem conhecidos. #prontofalei #desabafopessoal.

E foi numa dessas minhas “andanças” pela internet que encontrei Pentatonix.

Formado em 2010 por Scott Hoying, Kirstin Taylor, Mitchell Coby, Avriel Benjamin Kaplan e Kevin Olusola, o grupo conquistou os internautas com grandes covers internacionais. Em 2011, o quinteto venceu a terceira temporada do reality musical The Sing-off, exibido pela NBC.

Pentatonix já fez algumas turnês, cujo roteiro incluiu o Japão e algumas cidades da Austrália. O repertório é variado, mas segue a linha do pop. Além disso, eles não utilizam nenhum instrumento, apenas as variadas técnicas vocais.

Selecionei três vídeos para vocês. Espero que gostem!





quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Refletindo sobre o amor


Nesse mundo em que a internet, os celulares e aplicativos já fazem parte da nossa vida, nada melhor do que perceber que eles ainda podem ser veículos de boas mensagens.

Hoje pela manhã recebi uma mensagem em formato de áudio do Padre Fábio de Melo. Independentemente da religião, acredito que qualquer palavra que nos fale ao coração é sempre bem-vinda. Ele começa dizendo: “não há nada mais cansativo do que ser aquilo que você não é”. Só por essa frase já tive vontade de continuar a ouvir o que ele tinha a dizer...

Em seguida ele faz uma reflexão linda sobre amar verdadeiramente, que se aplica tanto aos casais, às relações entre amigos e ao próprio amor que Deus sente por nós.

Então, eu ouvi: “Na vida, a gente só sabe que ama alguém, a gente só tem o direito de dizer a alguém que a amamos depois de ter dito infinitas vezes a esse mesmo alguém a frase: eu perdoo você. Porque na verdade a gente só sabe que ama, depois de ter tido a necessidade de perdoar. Antes do perdão a gente pode ter admiração por alguém, mas admirar alguém ainda não é amar, porque admiração não nos leva a dar a vida pelo outro. Admiração é um sentimento, uma situação superficial, eu admiro aquela pessoa, mas eu sei que amo depois de ter olhado nos olhos, saber que errou, que não fez nada certo e ainda sim eu continuar dizendo que "eu não sei viver sem você", "apesar de ter errado tanto continuas sendo tão especial para mim". A gente sabe que ama as pessoas assim, depois de ter feito o exercício de olhar nos olhos no momento que ela não merece ser olhada e descobrir ainda ali uma chance, ainda não acabou”.

Ufa! Como dizer tão pouco e ao mesmo tempo dizer tudo. Nunca tinha parado pra pensar no amor nesses termos, em tão direta relação com o perdão. Mas, ao mesmo tempo, percebi o quanto faz sentido. Talvez essa seja a explicação para um amor tão forte e profundo como o de mãe. Quantos perdões, quanto amor...

E aí ele nos leva a pensar: E os nossos amigos, nosso (a) namorado (a) deixaram de ser amigos (as) ou namorado (a) no dia em que falhamos, que erramos, que esquecemos, no dia que não conseguimos acertar? Continuamos tendo valor pra eles? E ao contrário, eles continuam tendo valor pra nós?

Então, trago um último trecho para pensarmos: “Deixe entrar na sua vida, somente as pessoas que querem te fazer melhor, porque gente que nos diminui nós já estamos cheios”.

Não consegui postar o mesmo áudio que recebi aqui, mas trouxe outro vídeo que, em essência, diz o mesmo. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Humor: Candidatos às eleições 2014

Pra quem não viu à propaganda eleitoral, está aqui uma chance de ver grandes "personalidades". Já que não podemos chorar diante de tanta criatividade, vamos ceder lugar ao riso. #emuitacoragem!









segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filme: BoxTrolls



A animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow, estreou no dia 02 de outubro. No elenco estão Isaac Hempstead-Wright, Ben Kingsley, Elle Fanning, Simon Pegg, Toni Collette, Nick Frost, Jared Harris e Richard Ayoade.

Conforme o Site Oficial do filme, “Os Boxtrolls é uma fábula que se desenrola em Pontequeijo, uma elegante cidade vitoriana obcecada por riqueza, classe e os mais fedidos queijos finos. Abaixo das charmosas ruas de paralelepípedo vivem os Boxtrolls, terríveis monstros que saem dos esgotos à noite e roubam o que a cidade tem de mais precioso: suas crianças e seus queijos. Pelo menos, esta é a lenda que os moradores sempre acreditaram”.

Vale à pena acessar o site oficial do filme pela originalidade e beleza. 

Para falar mais sobre a animação, escolhi uma crítica da Folha.



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia mundial da música



No dia Mundial da Música escolhi uma música para comemorar este dia com leveza, simplicidade e muitas reflexões sobre a vida!

Mil Sementes
Mr. Gyn

Eu não quero ser mais um
Que tem preguiça de pensar
Tem medo de amar
Cruza os braços pra não ajudar

Eu não vou fingir pra mim
Que a vida é só festa e ver
Que ter é maior que ser
Que alguém lá encima vai me absolver

Qualquer hora dessas
Não vou estar aqui pra dizer
Então o que me resta
É aprender mais cedo o que é viver

Então plante mil sementes
Abra um sorriso
Eu sei que é disso que eu preciso
Chame outra criança pra uma brincadeira

Tem sombra embaixo da mangueira
Saia por aí, estenda a mão a qualquer um
Sempre acredite que não é mais um


Texto: Ansiedade


ANSIEDADE - 1 Aflição, angústia, ânsia. 2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 3 Desejo ardente ou veemente. 4 Impaciência, insofrimento, sofreguidão.   
(Dicionário Michaelis)
Quem sofre desse “mal”?

Aparentemente boa parte da população mundial, especialmente, se levarmos em conta o título de uma das recentes obras de Augusto Cury: Ansiedade – Como enfrentar o mal do século.

No meu caso, acredito que convivo diariamente com a minha ansiedade, e tenho sentido piora crescente nos últimos tempos. Talvez isso seja resultado de uma vida cheia de desafios pessoais e profissionais, uma mente que não pára nunca, e a preocupação com os dias que ainda nem chegaram.

E daí em alguns momentos eu chego a me perguntar: Se ainda não aconteceu, qual o motivo para sofrer? Você nem sabe o resultado ainda! E, muitas vezes, o resultado bem melhor do a gente espera, mas ainda temos terrível mania se sempre pensar no pior. Então, acho que estava certa a pessoa que disse que “Quem sofre por ansiedade sofre duas vezes”. E como sofre!

Melhor seria cultivar a sapiência do que sofrer com tanta ansiedade. E aí, as palavras de Augusto Cury, no livro que citei acima, são realmente inspiradoras: “Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir caminhos, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da interiorização. Você é sábio? Viaja para dentro de si mesmo? A grande maioria de nós provavelmente conhece no máximo a antessala da própria personalidade”.


Confesso que ainda não consigo fazer o melhor, mas já tenho consciência que é preciso desacelerar e aproveitar o momento presente que, com certeza, não volta mais. O futuro é futuro, melhor pensar nele amanhã.